Gostaria de falar sobre esse questionamento, que faz parte da maioria dos estudantes de taromancia, deixando claro que é minha opinião mas pode não abranger a opinião de outros (as) tarólogos (as).
Eu acredito que não é necessário fazer curso de tarot para ler tarot pra si mesmo, ou pra outras pessoas. Você não precisa se denominar tarólogo (a) após fazer 3 cursos presenciais ou virtuais com professores ''especializados'' em taromancia. É claro que você não vai se denominar tarólogo (a) enquanto ainda estiver aprendendo de forma inicial os arcanos, porém após um período que você considera que foi produtivo e que você se considere pronto, não há problemas em começar a ler taror para outras pessoas.
Digo isso porque, quem afinal é profissional no tarot?
Quem fez cursos renomados?
Quem escreveu livros sobre seus próprios estudos e visões acerca do baralhos de tarot?
A visão e diferentes significados sobre cada arcano do tarot é algo pessoal. As visões que você tem sobre O Eremita por exemplo, são completamente diferentes das concepções que outra pessoa tem sobre o mesmo arcano, mesmo uma pessoa que fornece curso de tarot. Não existe superioridade e inferioridade no mundo oracular, existe pessoas com diferentes experiências.
Isso não significa que não podemos aprender com outras pessoas. Muito pelo contrário, um curso de tarot - pesquisando bem quem são as pessoas que fornecem e dão as aulas - pode acrescentar e muito as suas visões sobre esse oráculo, e algo muito importante: respeito mútuo é algo que conta bastante.
Sim, podemos fazer cursos sobre tarot é importante pra nosso caminho na cartomancia. Mas isso não significa que é algo necessário. Você não precisa fazer um curso de tarot pra aprender a ler os arcanos maiores e menores.
O que é necessário é sua boa vontade, dedicação, estudos e principalmente prática. Dedique um tempo para visualizar as cartas, pra anotar o que você pensa sobre cada um dos arcanos. Pratique. E você não precisa se basear nas ideias de outras pessoas, você pode seguir seu próprio caminho.
O tarot é um instrumento livre. Deve ser aprendido com cuidado, atenção e principalmente respeito. Não é porque podemos comprar um baralho na primeira loja virtual - por ter fácil acesso - que saímos por aí já lendo. Não. É importante a dedicação, o estudo e a prática.
E você não precisa de títulos pra fazer isso, muito menos de certificados. Eu digo por experiência própria: o maior certificado que você vai receber é as indicações e as palavras dos seus consulentes.
Mais importante: nem sempre o tempo que as pessoas leem tarot condiz muito com a qualidade das leituras da mesma. Não se deixe menosprezar e siga seu tempo, procurando sempre o conselho do seu oráculo.
A quantidade de cursos que você irá ter no seu caminho com o tarot muitas vezes não significa nada, as vezes pode significar muito mas isso varia de pessoa pra pessoa.
Procure estudar sobre tarot mas da maneira que você achar melhor. E se você não quiser fazer cursos de tarot - por buscar fazer o seu próprio caminho de estudos - isso não te faz menos profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário